A COAPIS, Cooperativa dos Apicultores de Sorocaba e Região, fundada em 08 de agosto de 2007, por apicultores que participavam da APTA – Associação Paulista dos Técnicos Apícolas, que atuava para a melhoria da atividade apícola, agregando diversos apicultores que se encontravam dispersos na região, desde 1984.

Para minimizar os problemas de comercialização, uma vez que esse não é o foco de uma associação, os associados da APTA decidiram, em Assembléia, pela formação de uma cooperativa. Assim sendo, em 08 de agosto de 2007 foi constituída a Cooperativa dos Apicultores de Sorocaba e Região – COAPIS, para fortalecer ações conjuntas de compra e venda, diminuindo os custos e melhorando as condições de venda do produto.

Formalizados como cooperativa, os produtores conseguiram comercializar seus produtos através dos programas de fortalecimento da agricultura familiar desenvolvidos pelo Governo Federal, como o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA nas modalidades: Doação Simultânea e Formação de Estoque, e a partir de 2010, para a alimentação escolar pelo PNAE – Programa Nacional da Alimentação Escolar (Lei 11.947), visto que 78% de seus cooperados são beneficiários do PRONAF - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.

Devido à necessidade de entreposto inspecionada para o processamento e comercialização, em 2003, vislumbrando o potencial da apicultura, a APTA fez adequações em suas instalações físicas e conseguiu o registro no SISP - Serviço de Inspeção do Estado de São Paulo para o beneficiamento e embalagem do mel, conforme exigências legais. Essa iniciativa possibilitou aos associados uma maior inserção de seus produtos no mercado, possibilitando a comercialização direta do mel em todo o Estado de São Paulo. Em função da natureza comercial da COAPIS, os associados da APTA decidiram em assembléia, realizada em março de 2010, transferir seus ativos fixos para a cooperativa, que passou a ser responsável pela operação e manutenção do prédio, máquinas, equipamentos e utensílios, bem como pelos funcionários.

A COAPIS agrega 363 cooperados, sendo que 279 se dedicam exclusivamente à apicultura e são responsáveis pelas 120 toneladas de mel que são processadas anualmente.

Atualmente, a COAPIS tem seus esforços focados na melhoria da qualidade do produto fornecido pelos seus cooperados e na busca de mercado para os produtos beneficiados no entreposto.

Objetivos da Entidade

Tem por objetivo social realizar o interesse econômico e social dos cooperados.

Descrição da estrutura organizacional e administrativa

A Assembléia Geral dos cooperados, Ordinária ou Extraordinária é o órgão supremo da cooperativa, cabendo-lhe tomar toda e qualquer decisão de interesse da entidade, conforme art. 20 do Estatuto Social. Hierarquicamente, em seguida existe o conselho de administração, sendo de sua competência privativa a exclusiva responsabilidade sobre todo e qualquer assunto de ordem econômica e social, de interesse da Cooperativa ou de seus associados, nos termos da lei, do Estatuto Social e da Assembléia Geral (art 45 ES). Os negócios e atividades da cooperativa são fiscalizados por um Conselho Fiscal, constituido por 3 membros (art. 56 ES). A administração executiva é feita por profissionais contratados, segundo a estrutura estabelecida pelo Conselho de Administração (art 55ES).